De onde vem o grupo?
Nova Petrópolis - RS
O Volkstangruppe Edelstein foi fundado em 17 de agosto de 1994, na localidade de Fazenda Pirajá, município de Nova Petrópolis, teve como primeira coordenadora Yedda Leão Michaelsen. O nome do grupo significa Grupo de Danças Folclóricas Pedra Preciosa, sendo que a jóia mais valorizada pelo grupo é a amizade, e é através desta que o grupo tem por objetivo, resgatar, preservar e difundir a cultura germânica através da dança.
Ao longo de sua trajetória cultural, o Edelstein realizou inúmeras apresentações em eventos culturais, encontro de grupos, eventos públicos e privados, e bailes no município de Nova Petrópolis e em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Já enviou representantes para países como República Tcheca, Alemanha e Argentina e também para alguns estados brasileiros. Nessas apresentações e viagens, o intuito sempre foi tornar conhecido o trabalho de preservação da identidade cultural germânica realizado em nosso município, a herança deixada pelos nossos antepassados, e das transformações que a preservação cultural operou na forma de pensar dos integrantes. Atualmente a categoria adulto possui aproximadamente trinta integrantes.
Esse movimento de resgate não está presente somente nas danças, mas também nas vestimentas. A confecção dos trajes foi realizada após muitas pesquisas sobre os povos germânicos que se concentraram na localidade de Fazenda Pirajá no período da imigração. O primeiro traje foi confeccionado no ano de 1995, é um traje de moda folclórica, que buscava imitar a forma de vestir no conceito geral. O segundo traje, confeccionado em 1998, é uma representação da região de Hunsrück, às margens do Rio Mosela, é um traje de trabalho representado no contraste das cores escuras e claras. Há uma variação deste traje, com xale, touca e avental escuro para as senhoras casadas ou viúvas, diferente das peças claras para as moças solteiras. O terceiro traje é uma homenagem aos imigrantes vindos da Pomerânia, é um traje de gala que representa a região de Oppel. O quarto traje foi confeccionado em 2017, é um traje festivo, representando a Renânia do Norte - Vestfália, estado mais populoso da Alemanha, conhecido por sua diversidade cultural, bem como pela população alegre e trabalhadora. O traje é usado nos finais de semana, em cultos, Kerbs, bailes, ou outros eventos sociais como batizados, casamentos, desfiles ou até mesmo em funerais, como homenagem a quem partiu.
Além do trabalho de preservação na categoria adulta, o Edelstein também incentiva a preservação cultural nas crianças, que são o futuro de todos os povos, e para tanto, foi criada em 04 de maio de 2002 a categoria Mirim/Infantil. Coordenada por integrantes do adulto, as crianças tem um maior contato com as tradições por meio de danças, canções e brincadeiras. O primeiro traje da categoria data do ano de 2002 é uma adaptação do segundo traje da categoria adulta (Hunsrück). O segundo traje confeccionado em 2011, representa a região do Tirol, que sofreu forte influência italiana do pós-guerra, incorporando cores mais vivas e detalhes mais sutis, como fitas e bordados, ao traje mais fechado dos alemães.
O lema do grupo é “Em cada passo uma história, em cada ritmo uma conquista, em cada sorriso uma realização”. As conquistas são fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento, realizado em parceria entre comunidade e integrantes do grupo ao longo da história.
É com grande alegria e satisfação, que o Volkstanzgruppe Edelstein contribui para preservar a cultura, aquilo que lhes foi deixado de mais precioso por aqueles que batalharam por seus ideais. É observando as lutas do passado que se pode projetar um futuro de glórias. É contando e festejando as histórias que elas são passadas às futuras gerações permitindo a sua continuidade.