s 49º Festival de Folclore - Nova Petrópolis/RS - Grupos
Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:
O mundo é mais colorido com a diversidade

Esperamos por você

14 a 31 de Julho de 2022

Acompanhe as novidades do evento

O mundo é mais colorido com a diversidade

14 a 31 de Julho de 2022

Transmissão via Facebook

na página Festival Internacional de Folclore

Festival de Folclore

Grupos Regionais

Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos

De onde vem o grupo?
Gravataí

O Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos, foi fundado em 22 de janeiro de 1956, com sede própria na cidade de Gravataí. O CTG Aldeia dos Anjos foi fundado com o intuito de preservar as tradições, promovendo a integração da sociedade gravataiense com o folclore do Rio Grande do Sul. Representa o Município, Estado e o País em eventos nacionais e internacionais.


Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz

De onde vem o grupo?
Feliz

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz foi idealizado pelo cidadão felizense Victor Ruschel em 1967. Com o lema "Preservar e promover para não esquecer", objetiva-se proporcionar a alegria das danças folclóricas alemãs e valorizar a cultura alemã nas festas nas quais temos o prazer de participar. O G.D.F.A de Feliz tem a honra de ser o grupo de danças mais antigo do Estado sem ter suas atividades interrompidas. Nestes 55 anos de existência, é um difusor cultural germânico, levando as tradições alemãs e representando a cidade de Feliz em vários locais do Rio Grande do Sul e do país, até mesmo no exterior, como em 2014 e 2018, onde apresentou-se em cidades Alemãs, incluindo a Oktoberfest de Munique, sendo o primeiro grupo de danças da américa a apresentar no palco do Festzelt Tradition.


Grupo de Danças Árabes Hayat

De onde vem o grupo?
Ijuí

O Grupo de Danças Árabes Hayat foi fundado pela libanesa Nawal Hatem em 15 de Julho 1996, com o intuito de preservar e manter as tradições, danças, costumes e folclore dos países do Oriente Médio.

O Hayat integra o Centro Cultural Árabe de Ijuí, que esta localizada no Parque de Exposições Wanderlei Agostinho Burmann, sendo uns dos centros culturais que integram a Fenadi (Festa Nacional das Culturas Diversificadas).

O grupo é hoje uns dos únicos do estado que comporta a dança do ventre e danças folclóricas árabes, contendo no elenco homens e mulheres que tem amor pela cultura oriental.


Grupo Folclórico Polonês Auresovia.

De onde vem o grupo?
Áurea

Denominada Capital Polonesa dos brasileiros, Áurea é conhecida pela grande concentração de descendentes poloneses, oriundos dos primeiros imigrantes que aqui chegaram para colonizar e desbravar as terras do Alto Uruguai. Os imigrantes trouxeram na bagagem a força, bravura e perseverança do povo polonês, além de suas tradições e cultura, que ainda são mantidas nos dias de hoje. No ano de 1981 o Grupo passa pela última alteração em seu nome, passando a se chamar AURESOVIA, onde foi reestruturado pela Irmã Rosália Krupinski com apoio do Padre Josef Wojnar, que teve um importante papel não só área cultural, mas também na emancipação do município. Sete anos após seu restabelecimento o grupo teve seu registro formalizado, denominando-se então, Grupo Folclórico Polonês AURESOVIA.


Grupo Folclórico Russo Troyka

De onde vem o grupo?
Campina das Missões - RS

Fundado em 26 de Julho de 1992 , o Grupo Folclórico Russo Troyka, de Campina das Missões, completa nesse ano, 30 anos de trajetória repletos de diversas apresentações a nível regional, estadual, nacional e internacional. Nesses quase 30 anos, fizeram parte desse grupo mais de 400 bailarinos ligados ou não a cultura russa, ambos com objetivo de cultuar e divulgar a cultura russa e os seus usos e costumes por diversas cidades, estados e países do Mercosul.


Grupo Solovey

De onde vem o grupo?
Canoas

Grupo Solovey, um grupo de jovens descendentes e simpatizantes da cultura ucraniana que juntos levam um grande espetáculo de danças, músicas e canções do folclore ucraniano pelos palcos nestes 32 anos de trajetória. O Solovey realiza suas atividades na sociedade ucraniana na cidade de Canoas/RS, uma pequena comunidade fundada há 76 anos por imigrantes e refugiados da Ucrânia, onde perpetuam a religiosidade e demais tradições milenares da Ucrânia.

Exibindo através de sua dança, de seu artesanato e de seu canto, estão ligados ao amor e a arte dos ancestrais, formando uma grande família que segue na utópica busca do crescimento. É um grupo de danças formado por jovens que procuram de forma séria e comprometida divulgar a cultura ucraniana por onde passam.


Grupo Tio Xico

De onde vem o grupo?
Caxias do Sul

O Grupo Tio Xico é um grupo de danças formado por bailarinos integrantes da empresa Agrale, que buscam difundir as tradições e o folclore de nossa cultura e da de outros países: como Itália, Argentina, México, através da dança e da música, e que neste ano de 2022 completa 38 anos de muito trabalho, esforço e sucesso em sua trajetória.

 


Nadima Murad

De onde vem o grupo?
Porto Alegre

A Equipe de Shows Nadima Murad, foi fundada pela Mestra Nadima Murad, professora, bailarina, produtora, coreógrafa e diretora. Estuda a Dança do Ventre e folclore árabe desde 1995. É renomada e reconhecida no Brasil e no mundo por suas conquistas profissionais: fundou a Escola de Dança do Ventre Nadima Murad (1997); participou da novela "O Clone" (2001-2002), da Rede Globo, como Bailarina Solista; e foi a primeira gaúcha a pertencer ao seleto grupo de bailarinas com o padrão de qualidade Khan el Khalili; em 1999, criou o Festival de Dança do Ventre do Rio Grande do Sul.