Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:
Logotipo
Rainhas O tempo da diversidade chegou

16 de Julho a 2 de Agosto de 2020

O tempo da diversidade chegou

16 de Julho a 2 de Agosto de 2020

Rainhas
Festival de Folclore

Grupos Internacionais

A Grito Pela‘o Tradiciones Ticas

De onde vem o grupo?
Costa Rica

O Grupo Grito Pela'o Ticas Traditions, tem origem em Desamparados, região de San José, e foi fundado em 28 de novembro de 2015. O grupo prima pela expressão máxima da dança da música folclórica da Costa Rica, dada a experiência adquirida pela maioria dos membros.

O grupo conta com mais de 40 membros, dividido em três categorias: música, dança dos adultos e dança das crianças. O grupo objetiva promover as tradições da Costa Rica e que as futuras gerações valorizem e mantenham a música e as danças folclóricas.

O grupo é composto por uma diretoria, que é responsável por toda a parte administrativa, bem como apresentações, workshops e treinamento de vários tipos, tais como danças populares e cursos de folclore, tudo isso de acordo com as políticas de instituições de ensino superior, como a Universidade Costa Rica, Ministério da Cultura e outras instituições que fazem parte da cultura do país.

Grito Pela'o é uma organização sem fins lucrativos, que busca preservar a cultura e as tradições da Costa Rica.  O grupo tem dois diretores, um de dança e outro de música, que estão em comunicação contínua, sempre desenvolvendo pesquisa de campos relacionadas à dança ou à música. Quanto à montagem das peças, elas são feitas de acordo com as diferentes áreas geográficas do nosso país, que consiste em sete províncias, divididas em áreas geográficas, abrangendo muito nossas danças e tradições étnicas.

O grupo possui coreografias baseadas nas respectivas danças das províncias de San José, Guanacaste, Heredia Cartago, Alajuela, a área de San Carlos. Atualmente, estão desenvolvendo estudos es investigações sobre o folclore do restante das províncias e outras áreas da Costa Rica.

Como parte fundamental do legado cultural do grupo, o A Grito Pela'o Tradiciones Ticas dá grande importância às novas gerações, às crianças Costa Rica e é por isso que possuem um grupo infantil de dança, com resultados muito bons. Da mesma forma, as categorias de dança e de música continuam a recebendo novos membros, que ampliam o grupo. Isso obriga o grupo a trabalhar mais com novas coreografias e músicas Costarriquenhas.


Ballet De Arte Folclorico Argentino

De onde vem o grupo?
Argentina

           

A trajetória bem-sucedida do Ballet na Argentina, França, Itália, Israel, Estônia, Sibéria (Rússia), Grécia, Portugal, Espanha, Brasil, Uruguai, México, Venezuela, Chile e Peru, é o resultado de anos de trabalho disciplinado, de equipamentos e dedicação de seus fundadores.

Cerca de 40 artistas compõem o B.A.F.A., entre bailarinos, dançarinos, cantores, músicos e técnicos, proporcionando uma sucessão grande e atraente de danças e músicas de diferentes regiões do país que representam. O B.A.F.A é acompanhado pelo grupo musical NOGAL 4, que permite de forma antológica ter uma ideia da variedade e beleza de suas danças e músicas.

            "Tanto a música quanto os passos são cuidadosamente projetados para recriar, com o máximo de fidelidade possível, os ambientes e os personagens de todos os cantos do país", explicam os diretores do B.A.F.A., Paula Saravia e Cristian Batista,

            As turnês internacionais realizadas pelo B.A.F.A. foram declaradas de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura da Presidência da Nação, pela Direção-Geral de Assuntos Culturais do Ministério de Relações Exteriores e Culto da Argentina e pela Direção-Geral do Ensino Província de Buenos Aires e o Município de Tigre.

Para representar toda a Argentina através de sua dança, os administradores nesta ballet, o que fez desta vez sua primeira turnê internacional depois de completar "50 ANOS DO BAFA", bem como membros do Conselho Internacional de Dança (CID) da UNESCO-PARIS-FRANÇA, eles prepararam uma série de coreografias que representam cada região e época do nosso país.


Ballet Ucraniano Roksolana

De onde vem o grupo?
Argentina

Ballet Ucraniano Roksolana pertence e representa a Igreja Igreja Católica Ucraniana de San José de Aristóbulo del Valle, Misiones Argentina.Formado no ano de 1994, pouco a pouco começou a se destacar e quebrar todas as barreiras do previsível. Sua apresentação inaugural em público marcou o início de 24 anos ininterruptos de performances foi realizada em 1 de maio de 1994. Ao longo de de sua carreira, ele excursionou em diferentes países como: Brasil, Paraguai e Bolívia, além de participar de numerosas fiestas argentinas


Compañia Cochaviva Danza

De onde vem o grupo?
Colômbia

A Cia Cochaviva Danza, nascido em 7 de agosto de 2003, ou seja, possui uma trajetória de 15 anos, na qual se destaca o valor artístico e estético de suas combinações coreográficas na recriação do folclore Colombiano, por meio da dança e das diferentes manifestações do país. O grupo conquistou diversos reconhecimentos, que oportunizaram convites para representar Bogotá e o Departamento de Cundinamarca em diversos eventos nacionais.


Grupo Folclórico Internacional Remembranzas

De onde vem o grupo?
Paraguai

O Grupo Folclórico Remembranzas, iniciou suas atividades em agosto de 1998, teve a oportunidade de participar do Festival Internacional de Folclore em Guarapuava - Brasil, como membros da IOV. O grupo estava em turnê com numerosos espetáculos em nível nacional e internacional.

Desde 2005 Remembranzas tem como professor Alberto Anibal Ramirez, ele já percorreu os mais famosos festivais no país (Asunción, Ypacarai, Guarambaré, Piribebuy, Concepción, Pilar, Santani, Coronel Bogado, Encarnación, Yvytymi, e todas as cidades do departamento Misiones), como os países da Argentina e do Brasil.

No ano de 2008 pela Resolução nº 1041/2008 da Prefeitura de San Ignacio eles osjovens d grupo remembranzas foram declarados cidadãos que demonstram talento, habilidades e brilho em todas as suas apresentações.

Este grupo representou o Paraguai em dois festivais internacionais de arte popular realizados no estado de Utah, EUA. De 25 a 31 de julho em SPRINGVILLE e de 1 a 9 de agosto em BOUNTIFUL, cujo convite foi feito por I.O.V. Conselho Internacional de Arte Popular de Utah EUA para I.O.V. Paraguai através do seu representante Reina Cáceres e Remembranzas é filiado a esta organização, o que levou a cultura ao mais alto pódio internacional, compartilhando com os países da Mongólia, México, Polónia, República Checa, França, Espanha, Nepal

Sob a direção artística do Maestro-coordenador Alberto Ramírez, dando oportunidade a crianças e jovens para desenvolver suas atitudes artísticas valorizando a nossa cultura.

Remembranzas participa de todos os eventos nacionais do país, graças à perseverança, talento, dedicação e coragem dos filhos, jovens, pais e toda a comunidade.

O objetivo do grupo é incentivar todas as crianças, jovens e adulta, a apostar na arte e a perseverar a cultura paraguaia através da dança.

 


Renacer Bailando Ballet

De onde vem o grupo?
Argentina

Renacer Bailando nasceu em 26 de setembro de 2015;
Como um grupo de amigos dedicados e comprometidos com as danças tradicionais, decidiram fazer parte desta instituição, acrescentando um professor de dança coreógrafa, um professor em malambo, bombo e boleadoras e, finalmente, um professor coreografado de danças estilizadas. o grupo é formado por um grupo de dançarinos estáveis, formado por diferentes grupos de jovens, idosos e adultos.
constantemente adicionando novos membros.


Shebre Musical And Dance Group

De onde vem o grupo?
República de Gana

Shebre, que significa literalmente “destino”, é o tradicional grupo de música e dança situado em Accra, República de Gana, Oeste Africano. O grupo foi fundado por Peter Assenyoh, em 2001, para trazer de volta a rica tradição e cultura Africana e Ganesa por meio da música e dança indígenas. O grupo utiliza tradicionalmente instrumentos musicais feitos para entreter o público.

O Shebre tem, aproximadamente, 45 artistas que são filiados e se apresentam em festivais e muitas outras cerimonias, tanto em Gana quanto em outros países, como Israel, Chipre, Coreia do Sul, Chile, Peru, Turquia, Egito, Nigeria, Benin, Togo, África do Sul, Costa do Marfim e Camarões. O grupo é o único que apoia a RENEW GHANA, uma organização não governamental que promove a segurança nas estradas e salva novas vidas, ajudando a Comissão de Segurança nas Estradas de Gana.

O Shebre Musical and Dance Group já fez mais de 100 apresentações em Gana e nos outros países já mencionados. O objetivo do Shebre é divulgar a tradição africana para o mundo por meio da música e da dança, além de desenvolver o talento dos jovens como um emprego para eles. Nosso slogan é: Shebre: Dança para a vida.