Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
04/08/2023

IOV Brasil oferece títulos a “Mestres Imortais” em Nova Petrópolis

Homenagens ocorreram durante o 1º Encontro Mundial de Coreógrafos IOV, no 50º Festival Internacional de Folclore

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Fotos 50mm/Vini Martins e Marcelo Farinha

Um dos principais momentos do 1º Encontro Mundial de Coreógrafos IOV, no 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, foi a entrega de quatro títulos de “Mestres Imortais”. As homenagens foram conferidas pela IOV secção Brasil na sexta-feira, 28 de julho, no plenarinho do Centro de Eventos.

A atividade contou com a participação do prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, do presidente da IOV Mundial, Alli Abdulah Khallifa, e o presidente da IOV secção Brasil, Clerton Vieira.

Na ocasião, Dinoélia Trindade (renda de bilro - Bahia), Iracema Jesus de Oliveira (teatro e danças dramáticas – Pará) e Venézia de Almeida Martins e Gabriel de Souza Martins (porta-bandeira e mestre-sala - São Paulo) passam a ser “Mestres Imortais”, título considerado uma das maiores grandezas da IOV Brasil. Os quatro homenageados se eternizam junto aos mestres José Maria de Paula Almeida, Vânia Oliveira e Lia de Itamaracá, já consagrados com o mesmo título.

“Nosso festival ficou ainda mais completo e grandioso com este evento paralelo e a troca de experiências que tivemos no 1º Encontro Mundial de Coreógrafos IOV”, destacou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

O 1º Encontro Mundial de Coreógrafos IOV teve início no dia 26 de julho, com programação até o domingo, dia 30. No encerramento, o evento contou com uma apresentação de coreógrafos no palco da Rua Coberta.

O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis foi uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integrou o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Contou com financiamento pelo Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master de Dakota – ser linda é ser feliz, Multimóveis, Sicredi Pioneira e Randoncorp. Patrocínio de Gula Alimentos, Banrisul, Corsan - evoluir nos define - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Suibom, Vitivinícola Jolimont, Sicoob e EGR. Apoiaram o 50º Festival Internacional de Folclore: RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante, Eletrosom, Digi Sonorizações, You-C English School, Casa Cooperativa e Rota Romântica.

FONTE: Comunicação PMNP