Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
04/08/2019

Festival Internacional de Folclore impressiona grupo folclórico da Colômbia

Compañia Cochaviva Danza permaneceu dezoito dias em Nova Petrópolis

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Mauro Stoffel

A cultura colombiana foi representada no 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis pela Compañia Cochaviva Danza, grupo que veio pela primeira vez ao Brasil. Os integrantes do grupo de Bogotá, capital da Colômbia, permaneceram 18 dias em Nova Petrópolis e se apresentaram praticamente todos os dias do festival. A organização do evento e o apreço pelas manifestações folclóricas demonstrada pela comunidade de Nova Petrópolis chamaram a atenção do grupo colombiano, que somou 24 apresentações no festival

Para a dançarina Malory Dayana Lemos Bedoya, de 22 anos, o público do festival foi muito receptivo e impressionou todo o grupo colombiano. “Ficamos encantados com a plateia do festival. Muitas pessoas vieram assistir nossas apresentações e nos aplaudiram. Na Colômbia o público que gosta de folclore é muito mais restrito, então, nossa experiência em Nova Petrópolis foi fantástica. Foi tudo ótimo, fomos muito bem atendidos na pousada e toda equipe da organização foi muito atenciosa conosco. Vamos sentir saudade de Nova Petrópolis”, disse a dançarina, que pediu demissão de seu emprego de bancária para conseguir participar do festival.

Mónica María Castilla Guerrero, de 24 anos, que veio pela primeira vez ao Brasil com o Cochaviva, encontrou em Nova Petrópolis algo muito diferente do que esperava. “Na Colômbia é muito comum associar o Brasil com futebol, carnaval e praia. Em Nova Petrópolis me deparei com algo diferente, conheci uma região montanhosa muito bonita, rica em história, onde seus moradores preservam suas tradições e celebram manifestações folclóricas. Quando chegar na Colômbia, vou dizer a meus amigos e familiares que o Brasil vai muito além do que conhecemos e quero convencê-los a vir comigo para essa terra especial”, ressaltou Mónica.

O coordenador do grupo colombiano, Alexander Martínez, de 38 anos, destacou que o Festival Internacional de Folclore renovou suas esperanças no que diz respeito à valorização da cultura. “O lema desse festival, “A diversidade é o que nos une”, não poderia ser mais verdadeiro. Aqui nós vimos diversos países e regiões mostrando o valor de sua cultura no palco. Para mim, as fronteiras físicas deixam de existir quando o assunto é folclore. Todos somos um só. Posso dizer que nos consolidamos como companhia de danças nesse festival. Vou levar para a Colômbia um exemplo de que é possível fazer grandes eventos culturais quando se tem apoio do governo e pessoas que valorizam o folclore”, destacou Martínez.

O 47º Festival Internacional de Folclore prossegue até 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.