Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
02/08/2019

Músico da Costa Rica compra instrumento de maestro gaúcho no Festival Internacional de Folclore

Músicos negociaram instrumento de sopro nos camarins do evento cultural

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: Marcelo Moura | Comunicação PMNP

A integração artística promovida pelo 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis rendeu mais uma interessante história. Antes de retornar à Costa Rica com seu grupo A Grito Pela’o Tradiciones Ticas, o músico José Angel Venegas Medina comprou um instrumento de sopro do maestro da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis, Lincoln da Gama Lobo. A negociação surgiu nos camarins do evento, quando o trompetista costa-riquenho ouviu o músico gaúcho ensaiando antes de se apresentar no Palco da Diversidade.

         “Minutos antes de subir ao palco eu estava ensaiando no camarim e o músico costa-riquenho me ouviu tocando. Ele me perguntou se eu gostaria de negociar e eu ofereci um tenor horn, instrumento de sopro que eu não utilizava mais. Fechamos o negócio no dia seguinte. É interessante pensar que esse instrumento, feito na Alemanha e que foi meu por oito anos, será tocado na Costa Rica”, relatou o maestro da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis e integrante do Grupo Blaska, Lincoln da Gama Lobo, de 57 anos.

         Para o professor de música José Angel Venegas Medina, de 36 anos, que veio ao 47º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis com o grupo costa-riquenho A Grito Pela’o Tradiciones Ticas, foi uma grata surpresa conseguir comprar um tenor horn durante sua primeira viagem ao Brasil. “Esse instrumento é raro, foi sorte encontrar um aqui, durante o festival. Fiz um bom negócio, pois, vou usar ele na minha escola de música e também pretendo tocá-lo em apresentações do A Grito Pela’o”, revelou Medina.

O 47º Festival Internacional de Folclore prossegue até 4 de agosto de 2019, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Patrocinadores: Cooperativa Piá, Dakota, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Suibom, Casa Cooperativa, Mercados Brombatti, Cervejaria Edelbrau e Rota Romântica. Apoiadores: PD Eventos, Hotel Jardins da Colina e Imobrás. Financiamento: Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Para mais notícias do 47º Festival Internacional de Folclore Nova Petrópolis acesse os sites: www.festivalinternacionaldefolclore.com.br e o oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Nas páginas oficiais do facebook do Festival Internacional de Folclore, facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore e da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos do evento. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #47FIFNP. Siga o Instagram @prefeituranovapetropolis. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e o Festival Internacional de Folclore faz parte deste projeto.