Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
10/07/2018

46º Festival Internacional de Folclore inicia em Nova Petrópolis

Abertura oficial ocorre dia 13 de julho na localidade de Linha Araripe

COMPARTILHAR GALERIA

 

Nova Petrópolis, Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, está empenhada nos preparativos para o maior evento cultural da Serra Gaúcha. O 46º Festival Internacional de Folclore ocorre de 13 a 29 de julho de 2018. Durante 17 dias, Nova Petrópolis será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos. Como defende a temática da 46ª edição, “A Diversidade nos Guia”.

Este ano, a comunidade da Linha Araripe recebe o Acendimento da Chama Folclórica e a Abertura Oficial do Festival Internacional de Folclore, que ocorre na Associação Cultural e Esportiva Linha Araripe (RS 235, Km 18), às 19h. O anfitrião Edelweiss Tanzgruppe, está preparando este momento que dá início ao maior evento cultural da Serra Gaúcha. As Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Morgana Neumann, 1ª Princesa Stéfani Wiltgen Gregórius e 2ª Princesa Eduarda Weschenfelder darão as boas-vindas ao público e autoridades.

Em 2018, 46 grupos folclóricos confirmaram presença no Festival Internacional de Folclore, que conta com oito grupos folclóricos internacionais, sete nacionais, oito regionais e 23 grupos locais confirmados. Todos irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do evento terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de sete países: Nova Zelândia, Áustria, Colômbia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai; além dos Estados brasileiros do Pará, Paraíba, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.

Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 46º Festival Internacional de Folclore contará ainda com o Acendimento da Chama Folclórica; os Desfiles de Integração; o Baile Infantil; os tradicionais Jogos Germânicos, tais como, bolão de corda, debulhar o milho, chopp em metro, rachar lenha e arremesso de chopp; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “A Travessia: Memórias de uma Odisseia”; entre outras atrações.

Durante os 17 dias do Festival Internacional de Folclore ocorre, também, a tradicional Feira de Artesanato, junto à Praça das Flores, apresentando 28 estandes com produtos vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira de Artesanato ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também estará presente com uma Praça de Alimentação integrada ao evento, permitindo aproveitar os espetáculos simultaneamente.

Nova Petrópolis se prepara para mostrar toda sua força cultural, em harmonia com culturas do mundo todo, em um grande evento de integração. Com o tema “A diversidade é o que nos une”, a cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo está pronta para receber mais de 1.500 dançarinos, músicos, artesãos e apreciadores das culturas de todos os povos em 17 dias de intensa programação. A comissão organizadora espera receber mais de 130 mil pessoas ao longo do evento.

Em 2018, paralelamente ao Festival Internacional de Folclore, Nova Petrópolis sediará a I Assembleia Nacional IOV - Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. O evento ocorre de 26 a 28 de julho, nas dependências do Hotel Petrópolis, sob a coordenação do presidente da IOV Brasil, Antônio Clerton Vieira da Silva. O presidente da IOV Mundial, Fabrizio Cattaneo, da Itália, também estará presente neste evento. Dentre os painelistas, estão confirmados o antropólogo e psicanalista, professor Eduardo Benzatti; professora Mestre, Marlei Sigrist e professor Doutor, Thiago Amorim. A atividade é aberta ao público e as inscrições devem ser feitas pelo whatsapp (11) 9-8539-2315.

O 46º Festival Internacional de Folclore ocorre de 13 a 29 de julho de 2018, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.

O evento tem o financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura. Patrocínio de Dakota, Piá, Ave Serra, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Suibom e Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan. Apoio da Associação Rota Romântica, Banco do Brasil, PD Eventos, Edelbrau e Vértice - Licenciamento e Gestão Ambiental.

Mais informações: facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore; www.festivaldefolclore.com.br. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #FIFNP2018