Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresentam:

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita

Acompanhe as novidades do evento

50 anos vivenciando culturas,
tecendo memórias.

Esperamos por você

18 de Julho a 04 de Agosto de 2024

Entrada Gratuita!

Acompanhe as novidades do evento

Festival de Folclore Notícias
18/06/2018

Lançamento do 46º Festival Internacional de Folclore foi repleto de atrações culturais

Evento cultural será realizado de 13 a 29 de julho em Nova Petrópolis

COMPARTILHAR GALERIA

FOTOS: FOTOS: Margarida Neumann

          O lançamento oficial da 46ª edição do Festival Internacional de Folclore, um dos maiores eventos culturais do Brasil, foi realizado no Hotel Vila Verde, em Linha Imperial, na segunda-feira, 18 de junho. No evento, exclusivo para representantes da imprensa e autoridades, foi divulgado o tema do festival deste ano, que será baseado na viagem dos imigrantes germânicos para Nova Petrópolis, além da apresentação dos 46 grupos folclóricos que vão se apresentar no palco do evento em 2018.

         Os convidados do lançamento foram recebidos com música, executada pelo Grupo Acordes, com a participação especial das Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha. Após a emocionante recepção, foram apresentadas as atrações do evento, com destaque para os 46 grupos folclóricos que vão brilhar no palco do festival. Quem visitar o evento, que será realizado de 13 a 29 de julho, terá a oportunidade de assistir as apresentações folclóricas de oito grupos internacionais, que virão do Chile, Colômbia, Argentina, Nova Zelândia, Áustria, Paraguai e Uruguai. Destaque também para os oito grupos nacionais, dos Estados do Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Pará, Goiás, Paraíba e Bahia. Sete grupos regionais e 23 locais completam a lista de grupos confirmados para o evento.

         Outro momento de destaque do lançamento foi a apresentação das atividades programadas para o Festival Internacional de Folclore. Este ano, além das 172 apresentações dos grupos folclóricos no palco da Rua Coberta, o evento contará com o acendimento da Chama Folclórica; desfiles de integração; baile infantil; jogos germânicos, tais como, chopp em metro, arremesso de chopp, serrar o tronco, cabo de força e debulhar o milho; Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às comunidades do Município; Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “A Travessia: Memórias de Uma Odisséia”; entre outras atrações.

A Rainha do Folclore Alemão, Morgana Neumann, a 1ª Princesa, Stéfani Wiltgen Gregórius e a 2ª Princesa, Eduarda Francine Weschenfelder, fizeram um convite muito especial para o evento. Revezeando seus discursos, a corte do Folclore Alemão enalteceu o festival e ressaltou que o lema “A diversidade é o que nos une” é a característica mais marcante do evento, que reúne manifestações folclóricas de diversas partes do mundo em uma grande celebração da cultura.

Marcaram presença no evento o prefeito Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o vice-prefeito, Charles Paetzinger; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Oraci de Freitas, além do secretário Municipal de Educação Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; do adjunto da pasta, Paulo Cesar Soares e da Presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Lediane Werner; também participaram do lançamento secretários Municipais e adjuntos, vereadores de Nova Petrópolis, a primeira-dama, Marion Spier Hahn, e a segunda-dama do Município, Sandra Fernandes.

         Em seu discurso, o prefeito Regis Luiz Hahn destacou a participação da Administração Municipal na realização do evento. “O Festival Internacional de Folclore é, sem dúvida, o grande evento cultural de Nova Petrópolis, um dos maiores da região e é referência no Brasil. Esse evento é realizado graças ao esforço de muitas pessoas, mas não podemos deixar de destacar o apoio dos parceiros que tornam esse evento possível, além do investimento da Prefeitura de Nova Petrópolis, que foi de, aproximadamente, R$ 240 mil. Desejo a todos um excelente 46º Festival Internacional de Folclore”, disse o prefeito.

         Para o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, o Festival Internacional de Folclore é um símbolo da cultura de Nova Petrópolis. “Todos os anos promovemos esse grandioso evento, que destaca a cultura de diversos povos. Em 2018, chegamos a 46ª edição deste festival, que sempre proporciona momentos de puro encantamento e beleza”, ressaltou o secretário.

         O secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares, explicou a temática do festival em 2018, baseada na viagem dos imigrantes germânicos até Nova Petrópolis. “Trabalhamos com uma parte da história que não é muito mencionada, a chegada dos primeiros imigrantes à Nova Petrópolis. Também vamos destacar os memorialistas do nosso Município, aquelas pessoas que preservam as histórias da nossa cidade e repassam esse conhecimento, perpetuando o legado do nosso povo”, pontuou o secretário adjunto, que anunciou a exibição de um teaser e também do vídeo oficial de divulgação evento, ambos aplaudidos pelo público.

         O 46º Festival Internacional de Folclore ocorre de 13 a 29 de julho de 2018, em Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA-NP) e Prefeitura de Nova Petrópolis. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.

       O evento tem o financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio de Dakota, Piá, Ave Serra, Sicredi, Coopershoes, Banrisul, Suibom e Corsan; e conta com o apoio da Associação Rota Romântica, Banco do Brasil, PD Eventos, Edelbrau e Vértice - Licenciamento e Gestão Ambiental. Mais informações: facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore; www.festivaldefolclore.com.br. Compartilhe momentos de diversidade utilizando #FIFNP2018.

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis